Transforme sua parede em painel magnético!

As paredes do nosso lar, doce lar podem receber quadros e pinturas dos mais variados tamanhos, molduras e cores. Até aí, não há novidade. Mas essas superfícies também podem virar verdadeiros álbuns de fotos da família, painéis de gravuras e imagens em grande formato. E tem coisa mais legal do que ter sempre à vista um pequeno mural repleto de lembranças e fragmentos de momentos especiais? Por isso hoje falaremos de painel magnético: ensinamos como fazer paredes imantadas na sua casa!

Em que ambiente fazer uma parede imantada?

Em qualquer um! A decoração ganha vida quando personalizada, e a decoração das paredes pode ganhar função especial como painel magnético de fotos da família, recados, frases e mensagens especiais na sala de estar, no corredor, no quarto, na cozinha…

No entanto, escolha com carinho a superfície que receberá o painel magnético:

Selecione um lugar estratégico, que fique à vista e, ao mesmo tempo, surpreenda sempre.

Se sua casa tem um corredor que vai aos quartos, por exemplo, a parede desse corredor é ideal.

Outras opções interessantes são em uma faixa da parede da sala de estar, um quadro sobre a escrivaninha no home office, um arranjo sobre a cama no quarto de casal.

Dica especial: que tal um painel magnético na cozinha?

A tinta magnética também pode ser aplicada na cozinha! A vantagem é usar esse painel como um quadro de avisos: podem ser pendurados ali calendário, lista de compras, receitas da semana… Está aí um jeito de a decoração ajudar na organização da rotina.

+Veja também: dicas para cozinha pequena parecer maior

Como fazer a parede imantada

Diversas marcas produzem a tinta magnética (há até em forma spray), que é encontrada em qualquer loja de construção. Esse produto é, na realidade, um tipo de primer, ou seja, depois requer acabamento com tinta acrílica.

Siga estes 3 passos para fazer seu painel magnético:

  1. Superfície lixada, lisa e limpa – essa é a base para qualquer pintura, e também para a magnética.
  2. Aplique a tinta magnética seguindo a recomendação do fabricante e aguarde a secagem completa (o que pode levar até 3 dias).
  3. Por fim, passe a tinta acrílica na cor desejada.

Opa! Não se engane: não são todos os ímãs que grudam nesses painéis. Existem alguns especiais feitos de borracha que são ideais para tal tinta.

Painel magnético com parede lousa – ousadia sem limites

Que tal unir essas duas queridinhas do DIY (do it yourself)? Estes ambientes mostram o resultado do faça você mesmo caprichado!

Não tem segredo: depois da tinta magnética, cubra a superfície com tinta lousa e divirta-se personalizando sua decoração!

Quarto de criança bonito e educativo

O painel magnético não só dá uma carinha especial ao quarto dos pequenos como também é lúdico e educativo.

As crianças podem brincar à vontade com ímãs coloridos em forma de bichinhos, personagens de desenho e letras de plástico, que ajudam na alfabetização.

Brincar com o sistema solar, com planetas, estrelas e foguetes, é outra possibilidade encantadora para quarto com decoração temática:

+Veja também: projetos lindos para quarto de menino

O que você acha destas ideias? Que tal forrar suas paredes de lembranças inesquecíveis e momentos especiais? Conte para a gente!

 

Atualização de post publicado em 5/10/2010.

 

O post Transforme sua parede em painel magnético! apareceu primeiro em Minha casa, Minha cara.