Decoração reciclada: 6 ideias aqui de casa para inspirar você!

Se tem uma coisa que eu adoro é renovar as coisas e dar novo uso ao que parecia não ter mais chance, a chamada “decoração reciclada”. Com o tempo, você percebe que começa a treinar o olhar para essas coisas e, quando vê, está revirando caçambas de lixo na rua! Rsrsrs

É importante tirar da cabeça a ideia de que coisas que estão no lixo são realmente lixo.

Há muita coisa com potencial bacana e que pode ser reaproveitada. Além de fazer um móvel ou objeto totalmente personalizado, você também está ajudando a tirar aquilo do meio ambiente.

 

Como saber o que vale a pena fazer ou comprar pronto?

Claro, sejamos sinceros: tem coisas que valem a pena serem compradas prontas e, no meu post anterior aqui no blog, eu falei sobre colocar a mão na massa e dicas para quem queria começar. Além disso, falei também sobre comprar algo pronto ou fazer você mesmo.

Faça você mesma uma cama de pallet – o passo a passo está aqui. Foto: MMM.

Vamos usar o exemplo do pallet: está súper na moda usar pallet ou caixotes na decoração e, com isto, as lojas já vendem eles prontinhos para você. Portanto, esta é uma ótima opção para você que curte esse estilo, não quer ter trabalho e não se importa de pagar o valor do item novo. Por outro lado, se você quer ter a experiência de pintar, lixar e restaurar, você pode comprar um pallet usado e reformar ou dar a sorte de encontrar algum na rua. Tá aí uma das diversas vantagens da decoração reciclada.

Em primeiro lugar, comece a analisar melhor as caçambas de obras do bairro – há muita coisa que vale a pena dar atenção.

Pode ser uma gaveta, um espelho com moldura lascada, uma cadeira que só precisa trocar o tecido… Tente enxergar além do que você está vendo. Muita gente descarta móveis, madeiras ou objetos porque enjoam ou porque estragou e nem pensam que aquilo ali poderia ter um novo uso.

 

Ideias de decoração reciclada aqui de casa

Como ficar falando é muito fácil, eu resolvi mostrar algumas ideias aqui de casa que podem inspirar você.

 

Armário aéreo que virou baú


Minha mãe descartou um móvel aéreo da cozinha dela pois não era utilizado. Ele estava em bom estado, mas eu não gostava da cor e também não sabia onde usar… Guardei mesmo assim. E ele lá ficou até surgir a ideia! Em vez de utilizá-lo na vertical, como era o padrão, resolvi criar um baú: coloquei-o na horizontal, adicionei rodinhas e mudei a cor da madeira. Resumindo: agora ele fica na sala e serve de apoio para copos e pratos, superútil!

Para praticar a decoração reciclada, você precisa testar, treinar e abrir a cabeça para encontrar novos usos para as coisas. Às vezes elas podem se transformar em algo totalmente diferente.

 

Carretel – da beira da estrada para a sala

Encontrei este carretel à beira da estrada e, por milagre, estava novinho! Então resolvi deixa-lo assim – cru, sem lixar nem pintar. É exatamente isto de que gosto nele: as marcas, as manchas, os carimbos de tinta…. Acho que ele traz muita personalidade para a sala e, se fosse lixado e pintado, perderia toda a identidade.

 

Caixote como mesa de cabeceira

Já no quarto de visitas que reformei faz pouco tempo, coloquei como mesa de cabeceira um caixote de feira, que resolvi pintar da cor da parede e prendi com 2 ganchinhos em L. Eu nunca gostei de criado-mudo padrão e acho que o caixote deixou o chão livre e uma sensação de mais espaço.

 

Decoração reciclada também no banheiro

 


O segundo caixote que usei na decoração estava tão lindo e novinho que nem mexi – deixei-o cru, sem tinta. Como fiz a decoração do meu banheiro com tons amadeirados e verdes, coloquei este caixote na parede para decorar. Supercombinou!

 

Banquinho de madeira customizado

Outra ideia de novo uso foi este banquinho, que comprei cru e customizei. Fiz alguns detalhes em preto e, para trazer um pouco de textura, forrei os pés com corda. A ideia inicial deste banquinho era ser utilizado como criado-mudo, mas achei que ele supercombinou com a mesa de jantar – então o coloquei aí de apoio para a planta.

Se você gostou destas ideias, também vai curtir meu post sobre 5 dicas de decoração barata!

Todos estes tutoriais de decoração reciclada estão lá no meu blog, com passo a passo para quem quiser conferir. Ideia é que não falta para dar uma nova chance para as coisas. Bora começar a treinar seu olho e analisar as caçambas de seu bairro!

O post Decoração reciclada: 6 ideias aqui de casa para inspirar você! apareceu primeiro em Minha casa, Minha cara.